segunda-feira, 16 de julho de 2007

ser ou não ser? eis uma das questões

responda rápido: qual é a escola que tem mais unidades no Brasil?caso voce não saiba, a resposta é simples: cefet. e o CEFET é uma escola técnica. que tem por objetivo formar técnicos. voce pode estar pensando: "tá, até agora, ela não disse nada". Mas isto é um exemplo bem simples, diria até cruel, de como nosso país forma jovens para serem jogados nas mãos do capitalismo. o Brasil não é um país que produz tecnologias, ele as importa de outros países. e, ao formar técnicos, está formando apenas pessoas para trabalharem com as tecnologias que são importadas. situação semelhante a do personagem do gênio Chaplin, em seu filme, "tempos modernos", onde seu personagem apenas aperta botões e desconhece o todo da produção do que fabrica.
Ou seja, estamos vivendo agora, no Brasil, uma situação que nas aulas de história estudamos como ocorridas no século XIX e XX, mas acontece aqui, agora, no nosso querido brasil!
sem percebermos, estamos inseridos num modelo fordista que nos aliena e nos explora! enquanto no quadro evolutivo da Revolução industrial, mostra que atualmente o mercado pede um trabalhador especializado, vemos que aqui a realidade é outra! ou seja, estamos regredindo, ou quem sabe, nunca evoluímos.
Enquanto os pais falam para seus filhos:" É preciso que voce seja bem preparado, fale idiomas, cante, dance e represente", vemos que a tendência é outra!
e muitos pais, por falta de conhecimento sobre isso, acabam achando bom seus filhos irem pra uma escola técnica, e saírem formados técnicos de informática, química, edificações, o que for.
não estou desmerecendo o trabalho dos futuros técnicos, mas as pessoas, principalmente os jovens, precisam ver que somos capazes de muito mais!
a maioria dos jovens que fazem um curso técnico, não fazem curso superior, não se especializam!
não devemos passar o resto de nossas vidas trabalhando com a tecnologia alheia, devemos criar as nossas! não devemos passar o resto da nossa vida mexendo em computadores enquanto a maioria da população ainda não tem acesso à eles!devemos criar tecnologias que cuidem do que é nosso, da nossa água, das nossa florestas, do nosso povo!
ao correr atrás de lucros, a ciência assumiu um caráter desumano e predatório, chegou a um caminho que não esperava e agora todos sofrem com o impacto global. mas, a ciência, que é uma das grandes chaves deste século não precisa ser usada desta forma,abominável. ela pode ser usada para o que nós queremos.
E o que você quer?
passar a vida atrás de uma tela, mexendo em botões, ao mesmo tempo que crianças morrem de fome, ou tentar mudar tudo isso?
eu optei pela segunda acertiva.
porque acredito numa frase que o renato russo canta em uma de suas músicas: "O Brasil é o país do futuro"



escrito no dia 5 de julho de 2007, terminado às 19hs 39, na praça de alimentação do bps

3 comentários:

Unknown disse...

Lumaaa. o texto ta muito bom, a metrica esta otima, e vc usou bastante conhecimento nele, e passou uma ideia muito boa. Nos faz pensar.

to morrendo de saudade

Beijos ;**

LOve ya

Anônimo disse...

Concordo em parte.
É,as aulas do Paulo Rogério fazem mesmo a gente aprender alguma coisa ;)


eee, a propósito, o que tu tava fazendo no dia do aniversário da manu, de noite no bps? o.O

Prof. Filipe de Moraes Paiva disse...

Fez eu me lembrar de "Walden" de Thoreau.